Padre arcoense comemora 25 anos de sacerdócio

Nov 21, 2024 - 17:03
Nov 21, 2024 - 17:34
 0
Padre arcoense comemora 25 anos de sacerdócio
Padre Geraldo Magela Gontijo (Arquivo Pessoal)


Padre Geraldo Magela Gontijo, de 58 anos, irá completar 25 anos de sacerdócio em dezembro. Haverá duas missas solenes: uma em Arcos, dia 6 de dezembro, às 19h, na paróquia Nossa Senhora do Carmo; outra em Uberlândia, dia 4. 

É arcoense, filho de Carmem Rodrigues da Silva e Olinto Gontijo da Silva. Tem sete irmãos (Maria Célia, Rosa Maria, Conceição, José Roberto, Tânia, Irmã Sandra e Vera Lúcia), dez sobrinhos e seis sobrinhos-netos.

Trajetória

Durante esses 25 anos, Pe. Geraldo Magela trabalhou nas paróquias de Uberlândia: São Gaspar Bertoni, Bom Jesus, Nossa Senhora do Caminho. Atualmente, é pároco na Paróquia Nossa Senhora do Carmo, também em Uberlândia.

Foi reitor da Filosofia e Teologia em Belo Horizonte por sete anos e reitor do Propedêutico em Uberlândia.

Não trabalhou em Arcos, por ser formado e ordenado pela Diocese de Uberlândia.

“Essa é a minha trajetória, servindo com amor, zelo e dedicação onde for necessário, seguindo o Cristo pobre, cuidando dos preferidos de Jesus, os últimos da nossa sociedade. Sigo celebrando os sacramentos, gerando novas vidas pelo batismo, alimentando o nosso povo com o pão descido do céu, a Eucaristia, aliviando as dores através da penitência e unção dos enfermos e tendo a alegria de testemunhar tantos casais que são chamados à vida matrimonial”, sintetizou, em entrevista ao Portal CCO Arcos por WhastApp.

Vocação

Aos 6 anos de idade, quando estava prestes a fazer sua 1ª comunhão, descobriu a vocação durante sua confissão com o falecido Pe. Ferreira, que foi pároco em Arcos. Ele disse que aquele momento deixou nele uma marca profunda de amor, ternura e compaixão de Deus.

Na juventude, conheceu Pe. Luciano Gontijo Pires e observou a maneira dele “vivenciar o ministério, a vocação e a opção em servir os últimos”, o que também foi inspiração para o jovem vocacionado.

Padre Geraldo diz que se sente realizado ao comemorar seus 25 anos de sacerdócio. Teve a oportunidade de servir a Igreja de Uberlândia em várias funções. “Graças a Deus, com muito êxito! Muitos foram os desafios superados e quanta realização em minha vocação e missão!”.

Ele aconselha aos jovens vocacionados à vida presbiteral para cuidarem da formação humana e espiritual. “A nossa espiritualidade não pode ser de movimentos (que passam), nossa espiritualidade é a do Bom Pastor, aquele que cura as ovelhas feridas e carrega nos ombros quando necessário”.

Formação acadêmica

Ele estudou nas escolas estaduais “Boca da Mata” e D. Berenice Magalhães Pinto. Fez dois cursos técnicos no colégio Dom Belchior: Química e Contabilidade. Graduou-se em cursos de licenciatura em Filosofia, com bacharelado em Teologia e Psicologia, pós-graduação em Teologia Pastoral e em formação de Presbíteros.

Texto:
Josué Ferreira Ferraz
Estagiário de Jornalismo