Padre arcoense está à frente da paróquia Santa Rita de Cássia

“[...] Temos tudo para desenvolver uma ação missionária e evangelizadora para poder corresponder ao anseio do povo”, diz o pároco Ivanildo Miranda

Abr 1, 2025 - 13:43
Abr 1, 2025 - 15:05
 0
Padre arcoense está à frente da paróquia Santa Rita de Cássia
Fotos: Kelly Campidele
Padre arcoense está à frente da paróquia Santa Rita de Cássia
Padre arcoense está à frente da paróquia Santa Rita de Cássia


O padre arcoense Ivanildo Rodrigues de Miranda, de 59 anos, está à frente da paróquia Santa Rita de Cássia em Arcos, sediada no bairro Floresta, desde o dia 17 de dezembro de 2024.

Padre Ivanildo Miranda sucede o primeiro pároco. “A Paróquia teve o início bem-conduzido pelo padre Carlos César, que foi corajoso em iniciar um trabalho que tem desafios”, ressalta. Antes ligada à paróquia Nossa Senhora do Carmo, a criação foi em maio de 2023. 

O novo pároco é filho do casal Clarice e Lázaro Rodrigues de Miranda. Além da formação para o sacerdócio, com os cursos de Filosofia e Teologia, também é formado em Estudos Sociais. Sacerdote há 31 anos, exerceu o ministério presbiteral primeiramente em Luz. Depois foi pároco em Estrela do Indaiá e Serra da Saudade, tendo trabalhado, sequencialmente, nos municípios de Capitólio, Lagoa da Prata, Pains, Bom Despacho, Japaraíba (até dezembro de 2024).

É primeira vez que trabalha em Arcos na condição de pároco, mas já auxiliou em igrejas locais. Ele diz que o trabalho na paróquia Santa Rita tem sido “muito bom e intenso”, afinal, é paróquia nova. “Há muito o que se desenvolver, mas vemos que há um grande e importante potencial de lideranças”.

Percebe-se grande número de participantes nas celebrações e o pároco fica feliz com o entusiasmo da comunidade. “Vejo que estão satisfeitos com esse início do trabalho e temos tudo para desenvolver uma ação missionária e evangelizadora para poder corresponder ao anseio do povo e a missão que Cristo nos confia”. 

Padre Ivanildo comenta que tem visto mais do que um simples entusiasmo, mas, também, “sede da Palavra de Deus” e interesse pelos temas da religião. “Temos procurado corresponder, dentro das nossas possibilidades aqui”.

Obras

Foram feitos alguns reparos e pequenas reformas no prédio da igreja, com algumas adaptações. “Mas teremos, agora pela frente, muita coisa a construir”, informa o pároco, acrescentando que a prioridade é o salão paroquial, um centro de evangelização onde também estará a secretaria paroquial com espaços adequados e salas de evangelização e catequese.

Esse projeto já está sendo elaborado, com planejamento para início da obra ainda neste semestre. Também há previsão de reforma e ampliação da igreja. “Vamos cuidar disso. Já está na programação e incluído nas prioridades”.

Mutirão de Confissões


Iniciado no dia 11 de março, envolvendo todas as paróquias de Arcos, o Mutirão de Confissões ainda acontece hoje, dia 1º de abril – na Paróquia São Cristóvão – e terminará quinta-feira, dia 3 de abril, na Paróquia Santa Rita de Cássia. O horário é o mesmo: de 15 às 20h.

Caminhada da Cruz

Em 2014 foi iniciada a “Caminhada da Cruz” em Arcos, uma iniciativa do Movimento de Cursilhos e da Paróquia Santa Rita. Neste ano, será dia 18 de abril, com saída do Parque de Exposições na madrugada de quinta-feira para Sexta-Feira da Paixão, às 03 horas, com destino à igreja de Santa Rita de Cássia, no bairro Floresta. Em 2024, aproximadamente sete mil pessoas participaram.