Pedrinho Alcântara vence o 1º Campeonato de Xadrez de Arcos

Nesse último sábado, dia 30 de novembro, foi realizado o 1º Campeonato de Xadrez de Arcos. O evento aconteceu no saguão da Casa de Cultura.
A disputa foi entre 18 enxadristas selecionados e convidados – 12 de Arcos, um de Formiga, dois de Lagoa da Prata e três de Itaúna.
A coordenação geral do torneio esteve a cargo de Wálter Ferreira Júnior, professor de Artes e Xadrez na escola estadual Vila Boa Vista. Ele é ex-campeão mineiro e mora em Arcos há seis anos. O evento contou com o apoio do diretor da Casa de Cultura, o músico Rogério Rosa.
O campeão, Pedrinho Alcântara, ao lado do coordenador do campeonato, Wálter Ferreira Júnior
Na rodada final, o jogo que definiu o campeão foi disputado entre o arcoense Pedro Alcântara (Pedrinho) e o jovem Diego Rodrigues, de Lagoa da Prata. Pedrinho, que é servidor público em Itaúna, venceu a partida, sagrando-se campeão. Diego terminou o torneio em 2º lugar. Em 3º, ficou o itaunense Argeu Carlos.
Já foram realizados torneios de xadrez em Arcos, mas esse, segundo Walter, foi o primeiro campeonato. Teve início às 14h e o encerramento foi às 17h30. Foram quatro rodadas com partidas de 20 minutos para cada jogador. Pedrinho pontuou o máximo: quatro pontos em quatro possíveis. Está na galeria como campeão de Arcos em 2024.
Apuração e texto:
Josué Ferreira Ferraz
Estagiário de Jornalismo
(com supervisão e edição de texto)