Poste da Cemig tem risco de queda no Olaria em Arcos

Cemig informa que realiza conserto nesta tarde (18)

Dez 18, 2024 - 14:04
Dez 18, 2024 - 14:53
 0
Poste da Cemig tem risco de queda no Olaria em Arcos


O CCO foi conferir a denúncia feita por aplicativo de mensagens, dando conta de que um poste da rede elétrica estaria em risco de queda na avenida Progresso, junto ao muro da escola municipal Professora Olinda Veloso, em torno de 100 metros da praça do bairro.


Chegando no local, foi possível constatar a situação. De fato, o concreto que deveria recobrir as ferragens do poste está rompido, junto à base. Com isso, o poste está caído sobre a avenida Progresso, suspenso somente pela fiação da rede de energia da Cemig, representando risco para quem precisa se deslocar pela via, seja a pé ou em veículo. Destaque-se que o trânsito de pedestres, inclusive crianças e pessoas idosas, além de intenso fluxo de veículos e equipamentos de todos os portes.


Dono de banca relata o caso

‘Edinho do Caldo de Cana’, de 60 anos, que vende seus produtos junto à praça da Igreja Santa Teresinha contou que, com o vendaval de segunda-feira passada (16), o poste que já apresentava problemas há meses, acabou caído sobre a rua, suspenso pela fiação.

Edinho complementou dizendo que a Cemig já sabia do problema e, depois do vendaval, empreiteiras já teriam vindo averiguar o problema, mas que, de segunda-feira até aquele momento, nada havia sido feito.

Fato é que a avenida Progresso é de intenso fluxo de veículos de todos os portes. São motocicletas, automóveis, caminhões e bitrens passam pela via em precisam desviar com atenção ao passarem pelo local. Além disso, muitos pedestres, crianças a pé e em bicicletas também transitam por ali. Destaque-se que, agora, as aulas já foram encerradas, caso contrário, maior seria o trânsito.

A avenida Progresso é a principal via urbana que dá acesso aos bairros Morada do Vale I e II, Presídio Municipal e APAC, além da zona rural, na direção do empreendimento Águas do Paraíso.

Edinho afirma que já presenciou várias situações de risco de acidentes. Ele explica: “Tem carreta que é muito alta, tem caminhão baú e precisam ficar desviando”. Segundo ele, a fiação que passa pela rede é de alta tensão.

O que diz a Cemig

Depois de apurada a situação, o CCO entrou em contato com a Assessoria de Imprensa da Cemig que respondeu com a mensagem a seguir, via aplicativo de mensagens: 

“A Cemig informa que o poste fletido na Av. Progresso, bairro Olaria, em Arcos, é de uma rede de média tensão protegida, sustentada por cabos de aço, e não oferece risco de queda.  Como a sua substituição envolve o desligamento da rede por um tempo maior, estavam sendo estudadas as condições técnicas e operativas mais adequadas para minimizar os transtornos aos clientes ligados no circuito.

Entretanto, considerando que na segunda-feira, 16/12, foi registrado um novo abalroamento no local, que aumentou os danos na sua base, a substituição do poste será executada na tarde desta quarta-feira, 18. Para garantir a segurança das equipes e da população, o fornecimento de energia será interrompido durante a execução dos serviços, que deverão ser concluídos até o final do dia”.