Preparativos para a festa da padroeira de Arcos: bispo virá a Arcos dia 06
preparativos-para-a-festa-da-padroeira-de-arcos-bispo-vira-a-arcos-dia-06

A Festa de Nossa Senhora do Carmo em Arcos terá início dia 6 de julho, às 18 horas, na igreja matriz de Nossa Senhora do Carmo, com celebração do bispo Dom José Aristeu.
A novena terá início dia 7 de julho, com celebração da missa pelo padre Paulo César Rodrigues, seguindo até dia 15 de julho. O ápice da festa será no dia 16 de julho. Veja, na programação, quem irá celebrar em cada dia.
No dia 8 de julho, virá a Arcos o frei Francinaldo Magalhães, que também fará a imposição do escapulário. Leia os detalhes na edição impressa do Jornal Correio Centro-Oeste de amanhã, 29 de junho.
Devoção a Nossa Senhora do Carmo em Arcos teve início na época do imperador Dom Pedro II
A Paróquia Nossa Senhora do Carmo, em Arcos, foi criada em 1.859 e instalada em 1.864. Na época, o Brasil era governado pelo imperador Dom Pedro II, que foi coroado em 1841. Ainda havia escravidão no país, abolida em 13 de maio de 1888.
Em 1859, de acordo com registros do livro História de Arcos (1992), de Lázaro Barreto, o território “arcoense” era um arraial com aproximadamente 50 casas. As primeiras moradias do perímetro urbano foram construídas à margem do Córrego Arcos, onde hoje é o bairro Niterói. “Em 1874, a população total de Arcos (áreas urbana e rural) era de 4.027 pessoas, sendo 705 escravos”, consta no livro.
Em 1842, foi construída a capela de Nossa Senhora do Carmo. Em 1846, foi feita a doação do patrimônio da capela, por Manuel Ribeiro de Morais e Antônio Joaquim da Silva. Em 1891, chegou a imagem de Nossa Senhora do Carmo, vinda da França.
A devoção a Nossa Senhora do Carmo, pelos católicos arcoenses, permanece ativa por mais de um século e meio.