Presidente da Academia de Letras de Arcos toma posse na ALB/MG
A solenidade de posse da nova diretoria e de novos acadêmicos da Academia de Letras do Brasil de Minas Gerais (ALB/MG) foi realizada no dia 22 de fevereiro, em Nova União, na fazenda Pé de Banana, onde funciona o Centro Cultural.
Membros da Academia de Letras do Brasil (ALB) também estavam presentes. Em texto enviado ao CCO, a descrição é que se tratou de um “importante e grande evento literário e cultural do Estado de Minas”.
Entre os empossados está a arcoense Rosana Silva, que é escritora, acadêmica e presidente da Academia de Letras de Arcos (Alarc). Ela foi convidada pelo presidente da ALB/MG (fundada em 2011), comendador Dr. Mauro José de Morais, por reconhecer os méritos da escritora, “que vem se destacando em Minas Gerais pelo trabalho exaustivo em prol da cultura, da literatura e da educação mineira”. Estava presente, também, a escritora e acadêmica da Alarc Vagna Maria de Almeida.
A solenidade foi conduzida por Dr. Mauro Morais. A diretora de Relações Institucionais da ALB/MG, Léa Lu, fez parte da mesa de honra, além de autoridades como a secretária de Cultura, presidente da Câmara Municipal e vice-prefeita de Nova União, assim como o homenageado Walter Caetano Pinto, que se destaca em diversas áreas de motivação social. Ele é um dos donos da Cachaça Germana, engenheiro e escritor.
Nessa ocasião, todos os empossados receberam o Mérito da Comenda Afonso Pena, que é patrono nacional da ALB.
Nascimento da Academia de Letras do Brasil de Minas Gerais do Oeste Mineiro, Seccional na cidade de Arcos
Na solenidade, foi anunciado o nascimento da Seccional na cidade de Arcos: Academia de Letras do Brasil de Minas Gerais do Oeste Mineiro (ALB/MG/OM). Rosana Silva, agora como membro efetivo da ALB/MG, foi indicada a ser a fundadora e a presidente dessa nova Instituição, que abraçará escritores de Arcos e região.
O evento contou com a participação da Orquestra de Viola e Violão e de acadêmicos e escritores da região metropolitana de Belo Horizonte e de diversas partes do Estado.