Presidente do TJMG recebe a visita do desembargador aposentado Rubens Xavier

Jan 23, 2024 - 23:40
 0
Presidente do TJMG recebe a visita do desembargador aposentado Rubens Xavier
O presidente José Arthur Filho com o desembargador aposentado Rubens Xavier Ferreira (Crédito: Euler


Not---Pr-recebe-visita-do-des-aposentado-Rubens-Xavier.jpg
O presidente José Arthur Filho com o desembargador aposentado Rubens Xavier Ferreira (Crédito: Euler Junior/TJMG)

O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho, recebeu, nesta terça-feira (23/1), a visita de cortesia do desembargador aposentado do TJMG Rubens Xavier Ferreira, que foi amigo e colega de Tribunal do pai do presidente, o desembargador José Arthur de Carvalho Pereira, que presidiu a Corte Mineira no biênio 1986-1988.

O presidente José Arthur Filho disse ter ficado honrado e alegre ao receber na Corte mineira o desembargador aposentado Rubens Xavier Ferreira, com quem conviveu em grande parte da sua infância e adolescência: "O desembargador era um dos maiores amigo do meu saudoso pai. Nossa convivência era muito harmoniosa e recebê-lo aqui, com seus 92 anos, é uma grande emoção. Sempre tive por ele um grande carinho que se perpetua até os dias atuais."

Segundo o desembargador Rubens Xavier Ferreira, há meses ele queria visitar o presidente José Arthur Filho, mas foi impossibilitado devido à pandemia e aos 400 km que separam Monte Belo, onde vive atualmente, de Belo Horizonte.

"É uma alegria imensa ver o filho do meu saudoso amigo José Arthur de Carvalho Pereira na condição de chefe do Poder Judiciário mineiro. Desde a infância, ele sempre foi uma pessoa extraordinária, a exemplo do pai, e está desenvolvendo um grande trabalho à frente do TJMG", disse o magistrado aposentado.

Trajetória

Natural de Piranga, na Zona da Mata, o desembargador Rubens Xavier Ferreira passou a infância em Ouro Preto, onde, durante a adolescência, nutriu grande admiração pelo juiz da Comarca Joaquim Henrique Furtado Mendonça, que, anos depois, se tornaria desembargador da Corte mineira.

Após se formar em Direito, ele ingressou no Ministério Público no final da década de 1950, atuando na Comarca de Monte Belo, cidade onde conheceu sua esposa e constituiu família. Seu sonho era entrar para a magistratura, o que realizou em 1960, após aprovação em concurso público.

Após Monte Belo, Rubens Xavier Ferreira passou pelas comarcas de Jacuí, Muzambinho e Passos, antes de ser transferido para a 2ª Vara da Infância e da Juventude de Belo Horizonte, em 1977. Em 1988, foi promovido a desembargador, trabalhando até 2001, quando se aposentou aos 70 anos, após ser 1º vice-presidente da Corte mineira, na gestão do desembargador Sérgio Lellis Santiago.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br/
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial

Fonte: Tribunal de Justiça de MG