Presidente José Arthur Filho empossa dois novos desembargadores no TJMG


O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho, conduziu nesta quinta-feira (14/12) a solenidade de posse dos juízes Leopoldo Mameluque e Roberto Apolinário de Castro no cargo de desembargadores. A cerimônia foi realizada no auditório do Tribunal Pleno do TJMG.
A solenidade, muito prestigiada, reuniu várias autoridades, integrantes da direção da Corte Mineira, ex-presidentes do TJMG, além de juízes, desembargadores, servidores, amigos e parentes dos dois empossados. Roberto Apolinário de Castro assume a 4ª Câmara Cível e Leopoldo Mameluque estará à frente da 6ª Câmara Cível.
Boas-vindas
O presidente José Arthur Filho destacou a vasta experiência dos dois novos desembargadores, ambos com quase 30 anos de magistratura. "O enfrentamento dos desafios impostos pela magistratura faz parte do cotidiano diário desses dois magistrados, Leopoldo Mameluque e Roberto Apolinário de Castro, que temos a satisfação de empossar, nesta quinta-feira, como desembargadores do TJMG", disse o presidente.
Segundo ele, os dois empossados são magistrados experientes e preparados, e que agora irão se juntar à força de trabalho da 2ª Instância. "Esta Casa, marcada pelas sessões colegiadas, deseja boas-vindas aos novos desembargadores. Nossa expectativa é a de que este novo ciclo que inauguram, e que representa o merecido coroamento de suas carreiras, seja um período igualmente iluminado, como tem sido a jornada dos senhores até aqui", finalizou o presidente José Arthur Filho.
Carreiras coroadas
O desembargador Roberto Apolinário de Castro, muito emocionado, disse que o momento representa o coroamento de uma carreira de quase 30 anos na magistratura mineira e mais de 45 anos atuando na administração pública.
"Saí do interior e cheguei a Belo Horizonte na condição de juiz substituto em 2019. Foi uma experiência espetacular, que me deu oportunidade de conhecer vários magistrados, e, principalmente, a estrutura do segundo maior tribunal do país, com suas várias especificidades. Agora estou em definitivo na 2ª Instância", frisou o novo desembargador.
Leopoldo Mameluque ressaltou que vive o coroamento de sua carreira de magistrado, após passar por diversas comarcas do interior. "Adquiri o costume de trabalhar em colegiado quando atuei em Juizados Especiais. Minha atuação como juiz auxiliar da Corregedoria-Geral de Justiça também me deu grande suporte, pois é um órgão de 2ª Instância com forte atuação na 1ª Instância. Espero desenvolver um grande trabalho na condição de desembargador", disse o magistrado.
Trajetória
Natural de Carangola, Roberto Apolinário de Castro formou-se em Direito pela Faculdade do Vale do Rio Doce em 1985. Tomou posse como juiz em 1995, tendo atuado nas comarcas de Novo Cruzeiro, Timóteo e Governador Valadares. Na sequência, assumiu, como titular, a Vara Agrária de Minas Gerais e de Acidente de Trabalho da Comarca de Belo Horizonte. Por mais de duas décadas e meia, o magistrado atuou ainda na Justiça eleitoral em diversas comarcas. É mestre em Direito pela Universidade Gama Filho e possui especializações lato sensu em Direito do Trabalho e em Processo Civil. Paralelamente à carreira como magistrado, vem se dedicando ao magistério, sendo palestrante e professor de pós-graduação em diversas faculdades por todo o país e formador em disciplinas de Mediação e Prática de Processo Civil.
Leopoldo Mameluque é graduado em Direito pela Universidade do Vale do Paraíba e em Engenharia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). É mestre em Ciências Penais pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), possuindo pós-graduação em Direito pela Unimontes e especialização em Direitos Humanos pela PUC Minas. Atualmente, cursa mestrado em Direito Comparado pela universidade Samford, dos Estados Unidos. Natural de Pirapora, Leopoldo Mameluque entrou para a magistratura mineira em 1997, tendo atuado nas Comarcas de Monte Azul, Montes Claros, Grão Mogol, Ribeirão das Neves e Belo Horizonte. Publicou diversos artigos e livros e foi juiz auxiliar da Corregedoria-Geral de Justiça.
Presenças
Participaram da cerimônia o 1º vice-presidente do TJMG, desembargador Alberto Vilas Boas; o 2º vice-presidente, desembargador Renato Dresch; a 3ª vice-presidente, desembargadora Ana Paula Nannetti Caixeta; o corregedor-geral de Justiça, desembargador Luiz Carlos Corrêa Junior; a vice-corregedora-geral de Justiça, desembargadora Yeda Athias; o deputado estadual Roberto Andrade, que representou o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado Tadeu Leite; o diretor executivo da Escola Judiciária Eleitoral, desembargador Joemilson Donizetti Lopes, representante do presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), Octavio Augusto De Nigris Boccalini; a procuradora de justiça Nívea Mônica Silva, que representou o procurador-geral de Justiça, Jarbas Soares Júnior; o presidente da Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis), juiz Luiz Carlos Rezende e Santos; e o diretor da Faculdade de Direito da UFMG, professor Hermes Guerrero.
Também estavam presentes na solenidade os ex-presidentes do TJMG desembargadores Pedro Bitencourt, Gilson Lemes, Joaquim Herculano Rodrigues e Geraldo Augusto de Almeida; a superintendente administrativo-adjunta de Gestão Estratégica do TJMG, desembargadora Maria Lúcia Cabral Caruso; e o superintendente administrativo-adjunto de Governança do TJMG, desembargador Marcos Lincoln dos Santos.
Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
Fonte: Tribunal de Justiça de MG