Presidente José Arthur Filho recebe balanço de projetos e iniciativas sociais do TJMG

Fev 6, 2024 - 22:50
 0
Presidente José Arthur Filho recebe balanço de projetos e iniciativas sociais do TJMG
A reunião apresentou os resultados da Agenda Social do TJMG de julho de 2022 a dezembro de 2023 (Crédito: Riva Moreira/TJMG)


O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho, participou, nesta terça-feira (6/2), de uma reunião para apresentação do balanço dos resultados de projetos e iniciativas institucionais da Corte mineira, implantados desde o início da atual gestão (julho/2022), e que têm significativa repercussão na comunidade. Foram catalogados 68 projetos e ações que integram a Agenda Social do TJMG. O balanço foi apresentado pelo diretor executivo de Planejamento Orçamentário e Qualidade na Gestão Institucional (Deplag) do TJMG, João Victor Silveira Rezende, acompanhado de um grupo de magistradas, magistrados, servidoras e servidores da Corte mineira.

not---reuniao-Resultados-dos-projetos-Agenda-Social--DEPLAG--3-.jpg
A reunião apresentou os resultados da Agenda Social do TJMG de julho de 2022 a dezembro de 2023 (Crédito: Riva Moreira/TJMG)

O relatório apresentou cada um dos projetos pesquisados, com informações sobre os magistrados responsáveis, objetivos, resultados, parcerias para suas realizações e também as perspectivas para 2024, além de destacar os que foram premiados ou indicados a premiações nacionais.

A Deplag apresentou dados sobre o Núcleo de Voluntariado; ações do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e das Medidas Socioeducativas (GMF); Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac); Programa de Atenção Integral ao Paciente Judiciário (PAI-PJ); Projeto Entrega Legal; Comitê PopRuas/Jus; Projeto Justiça Itinerante; TJMG Cultural; Papre - Posto de Atendimento Pré-Processual; Projeto Cidadania, Democracia e Justiça aos Povos Originários em Minas Gerais; Paternidade para Todos; Conciliação em Domicílio; Conhecendo o Judiciário; Projeto A.Dot, dentre outras iniciativas.

Na visão do presidente do TJMG, José Arthur Filho, a Corte mineira precisa continuar neste caminho de atuação social. "Eu fiquei muito impressionado e muito feliz com o número de projetos sociais que realizamos no tribunal neste um ano e meio de gestão. São projetos que encampam todas as áreas possíveis da sociedade, demonstrando uma aproximação cada vez maior do Judiciário com a comunidade. Acho que isso é fundamental", afirmou o presidente.

Ele ressaltou a importância de o TJMG seguir atuando na área social. "Nossa função precípua é julgar, mas temos que ter sim um olhar voltado para o acolhimento e para ajuda aos mais necessitados. O tribunal tem feito isso em programas e projetos sociais de alta relevância, como foram mostrados nessa síntese apresentada", disse.

Dos 68 projetos catalogados na Agenda Social do TJMG, 81% são monitorados pelo planejamento estratégico. "Essa foi a segunda reunião de apresentação dos resultados de iniciativas e projetos que têm uma boa repercussão, um bom impacto na sociedade. Seguimos com ações que reiteram o compromisso de firmar novas cooperações entre o TJMG e a sociedade, no sentido de propiciar melhorias nas condições de vida dos mineiros em situação de vulnerabilidade social, com o escopo de contribuir para a criação de uma sociedade mais justa, inclusive solidária, afirmou João Victor Silveira Rezende.

Participaram da reunião a 3ª vice-presidente do TJMG, desembargadora Ana Paula Nannetti Caixeta; a superintendente Administrativo Adjunta, desembargadora Maria Lúcia Cabral Caruso; a superintendente da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica (Comsiv), desembargadora Evangelina Castilho Duarte; a superintendente da Coordenadoria da Infância e da Juventude (Coinj), desembargadora Alice de Souza Birchal; a coordenadora-geral do Programa de Assistência Integral ao Paciente Judiciário (PAI-PJ), desembargadora Márcia Milanez; o coordenador-geral do Programa Novos Rumos no segmento Apac, desembargador Antônio Carlos Cruvinel; o supervisor do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e das Medidas Socioeducativas (GMF), desembargador José Luiz de Moura Faleiros.

Também estiveram presentes a juíza auxiliar da Presidência Marcela Maria Pereira Amaral Novais; o diretor do Foro da Comarca de Belo Horizonte, juiz Sérgio Henrique Cordeiro Caldas Fernandes; as juízas auxiliares da Corregedoria-Geral de Justiça Mariana de Lima Andrade e Soraya Hassan Baz Láuar; o coordenador do GMF, juiz Lourenço Migliorini Fonseca; a coordenadora de gabinete da Direção do Foro, Vanessa Lidiane de Oliveira Costa, representando a desembargadora Maria Luisa de Marilac, superintendente do comitê PopRua Jus; a diretora executiva de Logística e Sustentabilidade, Selmara Fernandes; a gerente do Centro de Desenvolvimento e Acompanhamento de Projetos do TJMG (Ceproj), Priscila Pereira de Souza; e as servidoras e colaboradoras Ursina Andrade, Heloísa Abdo, Valéria Guerra, Cláudia Vasconcelos e Aline Figueiredo.

not---reuniao-Resultados-dos-projetos-Agenda-Social--DEPLAG--5-.jpg
Foram coletados 68 projetos com detalhes sobre resultados, parcerias e perspectivas para 2024 (Crédito: Riva Moreira/TJMG)

Fonte: Tribunal de Justiça de MG

Nosso site usa cookies. Para continuar navegando em nosso site, você estará aceitando nossos termos de uso e cookies Leia mais aqui...