Prevenção de acidentes na ferrovia em Arcos

Jun 18, 2024 - 15:06
Jun 19, 2024 - 10:34
 0
Prevenção de acidentes na ferrovia em Arcos
Foto: Jornal CCO


A Lei Municipal Ordinária nº 3.149, de 4 de junho de 2024, cria o Dia Municipal da Segurança Ferroviária. O Projeto, de autoria do vereador Ronaldo Ribeiro, foi aprovado na Câmara e sancionado pelo prefeito Claudenir Melo.

A data escolhida é 30 de abril, na qual se celebra, nacionalmente, o Dia do Ferroviário. A previsão da Lei Municipal é que essa data seja “comemorada anualmente com solenidades, campanhas, reuniões, palestras, seminários ou eventos de promoção à segurança ferroviária”.
Poderão ser realizadas parcerias com as concessionárias de serviços ferroviários que exerçam suas atividades no território do Município de Arcos.

A Lei está em vigor a partir de hoje, 18 de junho, data em que foi publicada no Diário Oficial dos Municípios Mineiros.

O Projeto de Lei

Na exposição de motivos para o Projeto de Lei, o vereador Ronaldo Ribeiro relata a preocupação das pessoas que vivem nas proximidades das linhas férreas ou aqueles que transitam por elas cotidianamente, sendo necessárias “ações de conscientização em passagens em nível, para a promoção à segurança ferroviária, tendo o objetivo de prevenir e evitar acidentes nas vias férreas”.

O vereador Flávio Correia, atual presidente da Câmara, também já demonstrou preocupação referente a essa pauta. Em 2021, ele enviou ofício à VLI (companhia de soluções logísticas que opera portos, ferrovias e terminais), depois de um acidente na ferrovia envolvendo uma criança. O fato ocorreu em um trecho próximo ao Quartel da Polícia Militar, no pátio de manobras.  “Ali necessitava de um alambrado; a criança atravessou, sem segurança nenhuma. Fiz o ofício para a VLI e também para o Executivo. Foi feito o alambrado”, relatou ao Portal CCO, em dezembro de 2023.

Ações da VLI para prevenção de acidentes

O Portal CCO informou à Assessoria de Comunicação da VLI sobre a criação da Lei e solicitou informações sobre o número de acidentes que já foram registrados em trechos ferroviários da área urbana de Arcos. Também solicitamos informações sobre medidas preventivas adotadas pela VLI.

Recebemos a Nota no mesmo dia em que foi solicitada (18 de junho). Leia abaixo:

 A VLI informa que nenhuma ocorrência ferroviária foi registrada em Arcos, no Centro-Oeste de Minas Gerais, de janeiro deste ano até o momento, e nem ao longo do ano passado.

A companhia realiza campanhas de conscientização nas cidades onde está presente, de forma constante, ao longo de todo o ano. Estas ações ganham ainda mais força em ocasiões como o Maio Amarelo, a Semana Nacional do Trânsito (setembro) e épocas de feriados prolongados, como Natal, Carnaval e Semana Santa, por exemplo. Elas incluem blitze educativas, simulados para conscientização e treinamento de atendimento a ocorrências, e campanhas focadas para diversos públicos, como Centros de Formação de Condutores, escolas, condutores de veículos escolares, ciclistas, etc.

Apenas em 2023, foram realizadas 180 ações do gênero, alcançando cerca de 23 mil pessoas. Além disso, a companhia investe na qualidade da sua malha ferroviária, sinalização e tecnologias de monitoramento de passagens em nível, que são os cruzamentos da ferrovia com as vias públicas.

Para um resultado mais efetivo, é necessário que as pessoas adotem um comportamento seguro com relação às ferrovias. Alguns simples cuidados podem evitar acidentes, como:

· Não filmar ou fazer fotos ao lado ou sobre a linha do trem;
· Não caminhar ou andar de bicicleta sobre a ferrovia;
· Obedecer a sinalização e sempre parar, olhar para os dois lados e escutar antes de atravessar a linha;
· Nunca parar sobre os trilhos;
· Não estacionar o seu carro próximo à ferrovia;
· Fique alerta! É comum se distrair, principalmente ouvindo música ou com o celular;
· Só atravessar a linha férrea em locais seguros e sinalizados;
· Não pular nos engates dos vagões ou tentar atravessar sobre eles, mesmo que o trem esteja parado.

Assessoria da VLI


A Assessoria da VLI acrescentou que “a última ocorrência registrada foi em 2022 e uma postura segura em relação à linha férrea é a solução para evitar acidentes”.

Sobre anos anteriores, inclusive nas décadas de 1980 e 1990, a Assessoria sugeriu outros contatos para que o Portal CCO possa obter as informações do histórico anterior a 2010, considerando que a VLI foi criada em 2010. Assim que tivermos acesso aos números, faremos outra reportagem com esse foco.