Programação sobre a Consciência Negra em Arcos
A próxima palestra será nesta sexta-feira, 22, na Casa de Cultura

A Prefeitura de Arcos, por meio da Secretaria de Cultura, está promovendo seminários e palestras para a celebração referente à “Consciência Negra”, cujo dia oficial é 20 de novembro.
Segundo os organizadores, a iniciativa tem duas finalidades: preservar as tradições e promover a implementação das diretrizes da Lei Robin Hood no Município, garantindo que os recursos culturais de Arcos sejam empregados de maneira eficiente e inclusiva.
As imagens do vídeo foram enviadas ao Portal CCO pela diretoria da Casa de Cultura. Edição com trecho da música "Consciência Negra", de Homero.
A programação foi iniciada dia 8 de novembro, sob a coordenação do professor e historiador Evaldo Rui de Oliveira. Inclui oficinas sobre a história do Congado, sincretismo religioso, além das oficinas de instrumentos, danças e manifestações ancestrais. Em destaque, festas de Nossa Senhora do Rosário e grupos de Congado.
Na abertura, os participantes puderam apreciar estandes e o altar de Nossa Senhora do Rosário, na entrada da Casa de Cultura. Evaldo Rui de Oliveira e Orlando Martins, que também é professor de História, ministraram palestra sobre a História do Congado. A oficina Mapa Mental – “História do Congado” também incluiu a agenda.
Na última sexta-feira, 15, foi ministrada oficina sobre “Confecção e restauro de instrumentos de percussão” e houve palestra com o tema "A ancestralidade e o sincretismo religioso", com professor Evaldo Rui de Oliveira e Hélio Lobrevenn.
Próxima sexta-feira, dia 22
Nesta sexta-feira (22), de 19 às 22h, a Casa de Cultura estará aberta com a palestra sobre “Inclusão social nos festejos da Festa de Nossa Senhora do Rosário de Arcos". O relato será feito pelo professor Evaldo Rui de Oliveira e representante da Associação de Congadeiros de Arcos. Também haverá oficina de danças e manifestações ancestrais.
30 de novembro
19h às 22h
Palestra: "A regularização de grupos de congado", com Prof. Evaldo Rui de Oliveira e Geraldo Aparecido da Silva
Oficina: Redação de atas e criação de estatutos para grupos de Congado.
08 de dezembro
14h às 17h
Palestra: "Expressão corporal e percussão nos grupos de congado", com Prof. Evaldo Rui de Oliveira, Gislene Aparecida Miguel e Geliel Júnio da Silva.
Oficina: Treinamento para apresentação pública com respeito à ritualística ancestral.
Com informações de matéria divulgada no site da Prefeitura de Arcos.
Texto:
Josué Ferreira Ferraz
Estagiário de Jornalismo