Projeto Caminhos encerra atividades de 2023 com entrega dos certificados de conclusão dos cursos profissionalizantes

Na manhã de quarta-feira, 13 de dezembro, foi realizada a cerimônia de entrega dos certificados de conclusão dos cursos profissionalizantes oferecidos às 25 mulheres participantes do Programa Caminhos Fase II – Abraço e Apoio, realizado pelo Centro Mineiro de Alianças Intersetoriais (CeMAIS), em parceria com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), com o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), com o Ministério Público do Trabalho (MPT) e com a Prefeitura de Belo Horizonte.
O Programa foi criado a partir da necessidade de desenvolver novas direções e possibilitar a inclusão socioeconômica de pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social e surgiu por meio de uma parceria firmada entre o MPMG e o TJMG. Na segunda fase do Programa, foram contempladas mulheres em situação de vulnerabilidade socioeconômica, com o objetivo de oportunizar que elas descubram novas habilidades, iniciem o processo de olhar para o potencial do empreendedorismo feminino e se fortaleçam ainda mais como grupo.
Estiveram presentes na cerimônia de entrega a promotora de Justiça Cláudia do Amaral Xavier e a desembargadora Maria Luíza de Marilac, Delânzia Junho, representando o Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Velamento de Fundações e às Alianças Intersetoriais (CAOTS), além das diretoras do CeMAIS Marcela Giovana, Aline Seoane e Ustane Martins e da equipe de trabalho do projeto.
A promotora de Justiça Cláudia do Amaral comentou sobre as expectativas em relação à iniciativa. "É com muita alegria que estamos aqui nesse fechamento. Eu espero que este projeto continue caminhando a passos largos e que possamos multiplicar essa rede de afeto, de trabalho e de carinho entre todas nós", declarou.
Foram realizados, durante o segundo semestre de 2023, dois cursos de desenvolvimento de habilidades manuais na área da beleza com potencial de rápida atuação, além de oficinas de artesanato, comunicação para redes sociais e planejamento financeiro, visando potencializar os aspectos de empreendedorismo das participantes.
De acordo com a desembargadora Maria Luíza de Marilac, o projeto abre uma janela de possibilidades para a vida e para o futuro das participantes. "Eu tenho que parabenizar cada uma das participantes e desejar que continuem nessa caminhada. Essa é uma pequena janela que pode se abrir e levá-las a novos caminhos. Mesmo diante das barreiras, se a gente acredita nos nossos sonhos e temos essa força, nós podemos conseguir", afirmou.
Abraço e apoio
O Projeto Abraço e Apoio existe desde 2019, em Belo Horizonte, e busca prestar auxílio a mães chefes de família que vivem em situação de pobreza e insegurança alimentar e contempla, principalmente, moradoras da Regional Leste da capital.
O Programa Caminhos é realizado pelo CeMAIS, conta com o apoio do MPMG, da Prefeitura de Belo Horizonte, do MPT e do TJMG e patrocínio da empresa Bemisa.
Fonte: Ministério Publico MG