Queixas sobre falta de materiais para atendimento odontológico em PSFs de Arcos
O relato foi feito pela vereadora Leslie Costa. A coordenadora dos PSFs nega falta de materiais e informa dois problemas técnicos em duas unidades; a empresa que presta serviço de manutenção, de Pará de Minas, foi informada

Foi aprovado na reunião da Câmara de segunda-feira, 31 de março, o Requerimento nº 071/2025, da vereadora Leslie Costa, solicitando ao prefeito, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, que tome providências necessárias para realizar a aquisição de materiais, acessórios e medicamentos básicos utilizados nos consultórios odontológicos das Unidades Básicas de Saúde do Município de Arcos.
A vereadora relata, na correspondência, que ouviu reclamações de que esses materiais “estão em falta em várias Unidades, inviabilizando os atendimentos odontológicos e prejudicando a população em geral que necessita desses serviços”.
Em seu pronunciamento durante a reunião, ela disse que esteve em três postos de saúde na semana passada, com a finalidade “entender o que ouviu da população”. Em seguida, afirmou: “Não está havendo atendimento odontológico devido à falta de materiais nos postos de saúde. Um absurdo! Uma vergonha! [...]. Em seguida, pediu ao Executivo que tome providências o mais rápido possível.
Na tarde de ontem (1º de abril), o CCO recorreu à Assessoria de Comunicação da Prefeitura em busca de informações detalhadas sobre o motivo da suspensão de atendimentos. O assessor nos enviou áudio da coordenadora das unidades básicas de saúde, Aline Alves, com o seguinte relato:
“Não temos nenhum PSF faltando material. Estamos com dois problemas técnicos: um na cadeira do PSF Santo Antônio e outro no sugador do PSF do bairro Eldorado. Problemas técnicos esses que serão resolvidos de amanhã (02/04) até quinta-feira (03/04)”.
Aline Alves informou que o sugador está estragado desde terça-feira passada (dia 25/02) e a cadeira do PSF do Santo Antônio estragou na segunda-feira (31/03). Explicou que a empresa que presta atendimento à Secretaria Municipal de Saúde é de Pará de Minas e que a equipe havia acabado de se reunir com o diretor do contrato da empresa, deixando acertado que eles estarão em Arcos visitando todos os consultórios odontológicos dos postos de saúde e atendendo a essas duas demandas específicas. Disse que a manutenção ocorre a cada 15 dias e que a partir do momento em que os serviços forem feitos, os atendimentos serão normalizados.
Arcos conta com 13 postos de saúde. Apenas as unidades dos bairros Floresta e São Vicente, que funcionam em casas locadas, não têm consultório odontológico. A coordenadora dos PSFs disse ao CCO que em breve o PSF do bairro Floresta terá sua sede própria e seu próprio consultório.