Rotary Club de Arcos apoia Shelterbox no atendimento às vítimas das enchentes

Jul 7, 2023 - 12:26
Jul 10, 2023 - 11:48
 0
Rotary Club de Arcos apoia Shelterbox no atendimento às vítimas das enchentes


A Shelterbox é uma organização administrada por integrantes do Rotary Club de vários países. 'Shelter box' significa "caixa abrigo", uma barraca que serve para abrigar temporariamente pessoas que estão sem moradia, em virtude de catástrofes. Para ajudar as vítimas das chuvas no Rio de Janeiro, 200 "caixas" foram encaminhadas à região serrana do Rio de Janeiro. O Rotary  Club de Arcos doou uma caixa, que tem o custo de R$1.700 reais, incluindo o transporte e a instalação.

A shelter box é composta por uma tenda que abriga uma família com até 10 pessoas. Suporta temperaturas externas, ventos fortes e chuvas. Cada barraca tem repartições de privacidade, que permitem aos beneficiados dividirem o espaço da maneira mais conveniente.

Todas as barracas contêm equipamentos de sobrevivência: cobertores, sistema de purificação de água, reservatório de água, fogão, utensílios de cozinha, isolamento térmico do solo e um kit de ferramentas (martelo, machado, serra, pá de escavação, alicate e um kit de material escolar para as crianças). 

A "caixa" é leve e impermeável. O conteúdo é adaptado a cada desastre específico. Com essa iniciativa, o Rotary pretende que os desabrigados tenham como recomeçar suas vidas enquanto o poder público se organiza para devolver à comunidade condições definitivas de moradia.

A Shelterbox surgiu em 2000. Desde então, prestou atendimento e socorro internacional há mais de 60 países, em catástrofes, a exemplo do atendimento a vítimas no Haiti, nas Filipinas, na Indonésia, Guatemala, Uganda, Austrália, Colômbia, no Chile, México, Paquistão e outros. No Brasil, enviou 850 caixas para as vítimas das enchentes em Alagoas, no ano passado. 


Integrantes do Rotary de Arcos  são membros da Shelterbox 

Recentemente foi instalada no Brasil uma base da Shelterbox, com sede em São Paulo, para atendimento a toda a América Latina. Dois rotarianos do clube local são membros da Shelterbox no Brasil. Luciana Chaves e Antônio Vieira da Silva aderiram ao projeto e fizeram o treinamento em São Paulo. Eles trabalham com a divulgação do projeto no Distrito 4560 e em Minas Gerais. 


Ajude na compra de mais barracas 

De acordo com informações divulgadas por representantes do Rotary Club em Arcos, a Shelterbox responde imediatamente às demandas, em casos de desastres (vulcões, enchentes, ciclones, tsunamis) ou conflitos. Se você quer colaborar com iniciativa, informe-se pelos telefones (037) 3351-3838 /8829-1210 (Antônio Vieira) ou e-mail avieir@yahoo.com.br. 

Cada "caixa" (barraca) tem um número que pode ser rastreado. Desta forma, o doador pode acompanhar o caminho dela ao local destinado, por meio do site. 

Mais informações sobre a Shelterbox podem ser encontradas no site www.shelderbox.org.br.

A shelter box (foto) é composta por uma tenda com capacidade para abrigar 10 pessoas. Suporta temperaturas externas, ventos fortes e chuvas. As barracas têm repartições de privacidade


Matéria publicada no jornal CCO, edição de  30  de janeiro de 2011