Seis arcoenses realizam a 22ª Romaria a pé ao Santuário de Nossa Senhora Aparecida

No sábado, 20 de julho, seis arcoenses, integrados a um grupo de 140 caminhantes, iniciaram a 22ª romaria a pé de Córrego Fundo ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida do Norte (SP). São 14 dias em uma caminhada de fé e devoção, ao maior templo em honra à Padroeira do Brasil.
Missa do Envio na Igreja Sagrada Família em Córrego Fundo, antes da partida
Às 7 horas do 1º dia (20/07), foi realizada a Missa do Envio dos Romeiros (Igreja Sagrada Família de Córrego Fundo), seguida do início da caminhada rumo a Papagaios. No 2º dia (21/07), os romeiros retomaram seu itinerário, rumo a Rodrigues. No dia 22/07 (3º de caminhada), o destino foi Campo Belo. Na terça-feira (23/07), 4º dia da jornada, os caminhantes chegaram a Nazaré de Minas. No 5º dia (24/07), pernoitaram em Nepomuceno; na quinta-feira, 25/07, a romaria chegou a Carmo da Cachoeira; e, nesta sexta-feira, 26, o pernoite será no Bar do Alemão, em Três Corações. Com saída sempre entre 2 e 4 horas da madrugada, de amanhã sábado ( 27/07), a romaria seguirá rumo a Cambuquira, onde pernoitarão.
Até o sábado, os almoços têm sido realizados ao longo da estrada. Mas, neste domingo (28/07), será em Jesuânia, no Centro dos Romeiros.
O folheto do roteiro da romaria também apresenta outras informações, tais como: previsão de despesas totais para cada romeiro; diretoria da romaria e os telefones para as inscrições, que iniciaram no mês de abril passado.
Travessia no porto de Mendes, entre Campo Belo e Nazaré de Minas
Conforme o material informativo, a romaria conta com uma equipe formada por voluntários que doam seu trabalho para viabilizar em caminhada de fé. São cozinheiras, equipe de limpeza, ajudantes e motoristas dos caminhões de apoio, que transportam malas, colchões e todos os materiais e equipamentos destinados a atender os romeiros. São dois caminhões (cozinha e bagagem), um carro de transporte de água e bandeiras para a sinalização.
Ercinho, um dos caminhantes de Arcos, faz um breve relato sobre a caminhada: “Sobre os locais de dormir, isso aqui é uma entrega, não tem conforto, não tem luxo. A gente dorme dentro de escola, ginásio poliesportivo ou até mesmo dentro de uma igreja. São 14 dias de caminhada, mas todos chegam. Alguns com os pés cheios de bolha, mas chegam com Nossa Senhora Aparecida”.
Tiago e Ercinho
Tiago Cassini, da Mobilar Arcos, fez sua primeira Romaria, junto ao grupo de Córrego Fundo, em 2003. Neste ano, será o contato do Portal CCO para acompanharmos mais este grupo que faz sua jornada de fé até o ‘Santuário da Mãe Aparecida’.
Acompanhe pelo site www.jornalcco.com.br
Veja mais fotos...