Série Vereadores Eleitos: ‘Joãozinho’ é reeleito para seu segundo mandato no Legislativo de Arcos

João Paulo Ferreira, o ‘Joãozinho’ foi o segundo entrevistado pelo CCO, na série Vereadores Eleitos. Ele foi um dos dois parlamentares municipais que conquistou a reeleição, com 1.174 votos, no dia 6 de outubro passado.

Out 8, 2024 - 17:23
Out 8, 2024 - 18:15
 0
Série Vereadores Eleitos: ‘Joãozinho’ é reeleito para seu segundo mandato no Legislativo de Arcos


Arcoense

Ele é natural de Arcos e filho de Conceição Cândida Ferreira e João Ferreira de
Faria. Com 39 anos, Joãozinho não é casado e mora no bairro Olaria. Joãozinho atuava no setor imobiliário, até eleger-se vereador. Joãozinho tem mais quatro irmãos: Ricardo, Rosália, Fábio e Roberto, dos quais Joãozinho é o mais novo.



Há quatro anos, dedica seu trabalho para desempenhar o mandato de vereador conquistado em 2020 pelo partido Cidadania (23) e, segundo ele pretende continuar trabalhando exclusivamente como vereador, no próximo mandato.

Estudo

Joãozinho estudou na Escola Estadual Yolanda Jovino Vaz durante o fundamental e o ensino médio foi cursado na Escola Estadual Berenice de Magalhães Pinto. Joãozinho iniciou a graduação em Direito na PUC Minas em Arcos, mas não concluiu. Atualmente, via Ensino à Distância (EaD), ele cursa Gestão Pública na Unicesumar.

Trajetória política

“Minha trajetória política, como candidato, iniciou com a eleição para vereador em 2020, seguida desta eleição de 2024, agora pelo PSD, quando também logrei êxito, sendo o segundo candidato mais votado”. Antes disso, Joãozinho atuava como militante nas campanhas eleitorais, desde 2012.

Posicionamento partidário

“O trabalho no próximo mandato, em relação à posição política, continuará focado no povo. Meu posicionamento é em benefício do povo e sempre trabalhando em prol daquilo que for certo”. Ele explica que, apoiará as propostas do Executivo Municipal, desde que estejam corretas e sejam do interesse da população. Sendo proposta contrária ao desejo do povo, ele assumirá uma postura coerente com sua função de representar os interesses dos cidadãos de Arcos.

Propostas

Joãozinho diz que suas propostas são públicas e forma divulgadas como material de campanha em vídeo e rede sociais.

‘Direito na Escola’
Ele explica: “Oferecer, em parceria com a Subseção da OAB, às escolas municipais a inclusão de conteúdos referentes à cidadania e aos direitos do cidadão”.

Semana Municipal da Pessoa com Deficiência
Joãozinho lembra que a semana da pessoa com deficiência já é celebrada nas escolas municipais, mas que, por não estar prevista na legislação, não há como destinar recursos públicos, nem incluí-la no calendário oficial de eventos do Município. “A instituição da Semana ampliaria e seria possível fazer chegar ao setor privado”.

Programa Arcos Digital
Ele diz que se trata da implantação de aplicativo destinado à população consultar e agendamento de serviços públicos, em todas as áreas da prefeitura.

Estas seriam as três propostas de Joãozinho para 2025. Mas, ele não para por aí e tem outros projetos que pretende encaminhar, tais como: emissão do carnê em ‘Braille’ (sistema de linguagem para pessoas com deficiência visual); estímulo e incentivos à adoção de praças e áreas verdes pela iniciativa privada; atendimento oftalmológico nas escolas; capacitar professores e servidores municipais de centros de educação infantil para o atendimento a pessoas com TDAH, TOD e deficiência intelectual.

Encerrando, disse: “Além das funções próprias do vereador, no sentido de legislar e fiscalizar o poder Executivo, há a questão da representatividade. Ele pode ir além, buscando recursos para o município”. Ele exemplificou, comentando sobre sua ação no primeiro mandato. Representando o município, ele trouxe um total de R$ 650 mil, em recursos estaduais e federais, atuando junto a parlamentares e a órgãos públicos. “Isto inclusive fortaleceu a gestão municipal” – concluiu Joãozinho.