Série Vereadores Eleitos: Katia Mateus é professora municipal de Arcos e foi reeleita

A vereadora foi reeleita com 648 votos sendo a terceira colocada entre os candidatos eleitos pelo pleito do domingo que passou.

Out 10, 2024 - 11:33
Out 10, 2024 - 11:37
 0
Série Vereadores Eleitos: Katia Mateus é professora municipal de Arcos e foi reeleita


Katia Mateus de Moura Sousa (53) é arcoense e filha de Osmar Mateus de Moura (falecido) e Adélia Vieira de Moura. Ela tem três irmãos: Flávio, Dione e Carla.

Katia é casada com José de Sousa (55), também arcoense, o casal reside no bairro Novo Horizonte e tem o filho Adriel Ebenézer (23) é casado e mora em São Sebastião do Paraíso.

Professora municipal concursada por duas vezes

Atualmente, além da vereança, Katia Mateus leciona na creche Ana Lúcia Franco. Ela conta: “Sou concursada pela segunda vez. Já me aposentei no primeiro cargo, no qual por duas vezes ocupei a direção de creche, uma na creche Sagrado Coração de Jesus e a segunda, na creche municipal Pablo Victor de Souza Lima.

Na educação Fundamental, ela estudou na Escola Municipal Dorvina Teixeira Arantes e o ensino Médio na Escola Estadual Dona Berenice de Magalhães Pinto. “Fui da última turma de professores que se formou no Colégio Dom Belchior”.

Depois do Magistério, Katia graduou no curso de Licenciatura Plena em Letras na UNIFOR e pós-graduação no curso (EaD) de Gestão de Projetos e Supervisão pela Universidade Cândido Mendes.

Propostas no novo mandato

Reeleita pelo Partido Liberal (PL) com 648 votos, neste novo mandato, Katia Mateus, antes de apresentar suas propostas, afirma: “Com certeza minha função será a população. O que vier de benéfico para a população, desde que a lei permita, estarei sempre do lado da população. Jamais farei oposição por politicagem”. Ela reafirma que deseja contribuir para este mandato, visando o bem-maior para população.

“Para este novo mandato, além de continuar honrando meus eleitores e representando toda a população, quero fazer o meu papel que é fiscalizar e legislar” – disse. Ela também acrescentou que deseja buscar melhorias para a comunidade.

Atenção à Mulher

A vereadora, dando continuidade à sua atenção às mulheres, encaminhará a construção do Centro de Referência para a Mulher Vítima de Violência Doméstica.

Segundo ela, o Centro materializará o Programa Municipal de Apoio à Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar que foi criado por ela em março de 2024.

Comunidade da Ilha

“Nesta campanha, eu me aproximei muito da comunidade da Ilha. Ali eu puder ver o quanto a ‘Ilha’ está carente de um olhar especial para coisas básicas, tais como: saneamento, calçamento e água”. Ela acrescenta que constatou que lá estão passando por muitas dificuldades nestas questões básica, como de resto toda a zona rural arcoense.

Funcionalismo Público

“Por ser funcionária pública, vejo as dificuldades. Já buscamos melhorias, mas precisamos continuar buscando”. Katia destaca a questão do salário que está defasado a vários mandatos. Segundo ela, ao longo dos anos somente tem sido feitos reajustes com base no índice de inflação anual que, na sua avaliação, é muito pequeno, não havendo melhoria salarial.

“Algumas classes de servidores públicos estão muito defasadas e cito: funcionários do setor de obras, motoristas, servidores das escolas, como as supervisoras, secretárias e monitoras”.  Ela afirma que o tíquete é outro que ao longo do tempo ficou defasado e exemplificou comparando com os servidores do legislativo. No Executivo, segundo ela, o tíquete está em R$ 190, enquanto os funcionários da Câmara Municipal o valor é de R$ 600,00.

Outras propostas

Além destas três propostas prioritárias para 2025, a vereadora também menciona sobre a necessidade de retomar o Complemento da Aposentadoria, que segundo ela, pode ser implantado de forma legal.

Ainda, há necessidade de reforçar a área de odontologia na Saúde municipal, com abertura de concurso público e/ou reajuste da remuneração daqueles que são contratados. Ele disse que aqueles que são servidores recebem salário bem superior aos contratados, sendo necessário corrigir.

Para a vereadora, há ainda a necessidade de dar continuidade à revisão do Estatuto do Servidor Público de Arcos, bem como do Plana de Carreira para o funcionalismo, especialmente as classes que ainda não têm e para aquelas que já têm a necessário revisar e atualizar.

A vereadora encerrou: “Agradeço em primeiro a Deus, por eu ter sido eleita com 648 votos, a todos que confiaram esses votos à minha pessoa e dizer a eles, que eu farei de tudo para fazer valer cada voto”. Ela disse ainda que no próximo ano estará novamente representando toda a população arcoense e encerrou agradecendo à sua família, colegas de trabalho e toda a população de Arcos.