Sopão Solidário em Arcos: concretizando a Campanha da Fraternidade 2023

São aproximadamente 250 famílias cadastradas (mil pessoas assistidas) e 90 voluntários

Mar 8, 2023 - 12:17
Mar 12, 2023 - 13:19
 0
Sopão Solidário em Arcos: concretizando a Campanha da Fraternidade 2023
Cartaz-Campanha-da-Fraternidade-2023 com inclusão da logo do Sopão


A Campanha da Fraternidade 2023, lançada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) na Quarta-feira de Cinzas, tem como tema “Fraternidade e fome”, com o lema “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14,16). A Fome já foi tema da CF outras duas vezes: em 1975 – com o tema ‘Fraternidade é repartir’ e o lema 'Repartir o pão’ – e em 1985, com o lema ‘Pão para quem tem fome’, conforme consta no site da CNBB.

Arcos conta com um projeto de Combate à Fome: o Sopão Solidário, lançado em 4 de maio de 2021. São aproximadamente dois anos servindo a sopa às terças e quintas, de 10 às 11 horas, na sede do Lions Clube, que é parceiro na Ação. As refeições também são servidas no Centro Comunitário do Residencial Hilda Borges de Andrade (80 refeições na terça e 80 na quinta). 

São aproximadamente 250 famílias cadastradas – mil pessoas assistidas. O idealizador do projeto, Dalvo Macedo, conta com o trabalho de 90 voluntários (14 equipes). Cada pessoa trabalha três horas por semana, em diferentes turnos. 

No próximo sábado, dia 11, serão completados 372 dias em que foram servidas as refeições. A maioria dos alimentos utilizados na sopa são doados. Os voluntários buscam os legumes nos mercados e hipermercados; as carnes, os doadores pagam e deixam nos açougues, para os voluntários buscarem. Também recebem doações de fazendas. As despesas com água, gás e energia elétrica também são pagas por voluntários.  

Atualmente, a maior necessidade é de óleo, alho, abóbora japonesa e farinhas (de mandioca e milho). Geralmente, não ganham esses itens e precisam comprar. 

Dalvo disse ao CCO que no início do projeto, a maioria das pessoas que buscavam a sopa estavam sem renda em virtude dos reflexos da pandemia de Covid 19. Atualmente, são pessoas que sofreram com o reflexo da pandemia e também em outros contextos, como, por exemplo, aquelas em situação de rua. 

Se você quer ajudar de alguma forma, entre em contato com Dalvo Macedo: 37 9162-5280.