TCEMG e Assembleia assinam termo de cooperação para reforçar fiscalização do Estado

Mar 11, 2024 - 19:41
 0
TCEMG e Assembleia assinam termo de cooperação para reforçar fiscalização do Estado


O Tribunal de Contas de Minas Gerais e a Assembleia Legislativa firmaram, nesta segunda-feira (11/03/2024), um termo de cooperação técnica com o objetivo de aprimorar as atividades de fiscalização e controle externo das duas instituições. O termo foi assinado pelo presidente do TCEMG, conselheiro Gilberto Diniz, e pelo presidente da ALMG, deputado Tadeu Martins Leite, em cerimônia no parlamento mineiro.
O presidente Gilberto Diniz ressaltou a importância do acordo. "Ele significa um estreitamento de laços de cooperação que já existem entre o Tribunal e a Assembleia. Ele amplia as opções de colaboração do TCEMG com a ALMG, como parceria para treinamento dos servidores, troca de boas práticas e experiências e municiamento com dados e informações".
Tadeu Martins Leite destacou que o acordo auxiliará os deputados no trabalho de fiscalização do Estado. "A ideia é fortalecer um dos princípios do poder legislativo: a fiscalização". Ele reforçou que "esse aprimoramento contribui para a principal missão que a ALMG tem, que é transformar, para melhor, a vida dos mineiros".
O superintendente de controle externo do TCEMG, Pedro Henrique Azevedo, explicou sobre o termo. "Ele vai propiciar que os relatórios técnicos produzidos principalmente pela coordenadoria que analisa as contas do governador cheguem à Assembleia Legislativa de uma forma mais célere, bem como que a ALMG possa contribuir com ações para o Plano Anual de Fiscalização do Tribunal".
Participaram da solenidade os conselheiros Wanderley Ávila e Agostinho Patrus, o diretor de Controle Externo do Estado, Henrique Kleinsorge, e a coordenadora de Fiscalização e Avaliação da Macrogestão Governamental do Estado, Ana Carolina Lana, além de deputados e servidores do parlamento mineiro.
Veja, abaixo, fotos da solenidade.

Assinatura de Termo de Cooperação na ALMG


Lucas Borges / Coordenadoria de Jornalismo e Redação

Fonte: Tribunal de Contas de MG