Terceiro encontro de nivelamento trata de ferramentas para a gestão processual

A 1ª Vice-Presidência do Tribunal de Justiça de Minas Gerais realizou, nesta segunda-feira (26/2), no Auditório do Tribunal Pleno, o terceiro de oito encontros previstos para nivelamento de conhecimento das equipes dos gabinetes da 2ª Instância.

Com participação do 1º vice-presidente, desembargador Alberto Vilas Boas, e da juíza auxiliar da 1ª Vice-Presidência, Mônica Silveira Vieira, os encontros foram formatados para atender à demanda e às necessidades das assessorias de gabinete em temas como o cumprimento das Metas Nacionais do Judiciário, estabelecimento e alcance de metas institucionais, implantação do conceito de unidade judiciária na 2ª Instância e aperfeiçoamento gerencial.
Durante a atividade desta segunda-feira (26/2), a servidora Maria Daniela Ferreira, do Centro de Aperfeiçoamento Gerencial de 2ª Instância (Ceagesi), discorreu sobre "Noções sobre ferramentas de apoio à gestão". Ela falou sobre o conceito, os principais elementos e funções da gestão e, em seguida, tratou do tema especificamente no âmbito do TJMG.
A palestrante apresentou e explicou como se utilizam ferramentas como o método "Pomodoro", para gestão do tempo, e a "Matriz GUT" (Gravidade, Urgência e Tendência), para priorização de problemas, que visam a otimizar o gerenciamento de atividades nos gabinetes da 2ª Instância.
O gerente do Centro de Informações de Resultados da Prestação Jurisdicional na 2ª Instância (Ceinjur), Mauro Marques, por sua vez, apresentou painéis táticos, disponibilizados na intranet do TJMG, que também são importantes ferramentas para a gestão preocessual nos gabinetes.
Na próxima segunda-feira (4/3), o quarto encontro de nivelamento irá tratar dos temas "Banco de Boas Práticas; Protocolo de Julgamento sob a Perspectiva de Gênero e Diretriz Estratégica 6 da Corregedoria Nacional de Justiça". As apresentações serão feitas pelo 1º vice-presidente do TJMG, desembargador Alberto Vilas Boas, pela juíza auxiliar da 1ª Vice-Presidência, Mônica Silveira Vieira, e pela gestora do Centro de Inteligência da Justiça de Minas Gerais (CIJMG), Beatriz Aparecida Moreira Pereira.
Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
Fonte: Tribunal de Justiça de MG