TJMG participa de lançamento do projeto Embaixadoras do Servas

A superintendente do Núcleo de Voluntariado do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargadora Maria Luiza de Marilac, representou o presidente da Corte mineira, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho, durante o lançamento do projeto Embaixadoras do Servas, o Serviço Social Autônomo do Estado. O evento foi realizado no Grande Teatro Cemig Palácio das Artes, em Belo Horizonte, e contou com a presença da desembargadora Kárin Emmerich, do TJMG; do governador Romeu Zema e do vice-governador Mateus Simões.
A iniciativa busca atuar na defesa, promoção e proteção da família, além de promover a prevenção da violência intrafamiliar. Na apresentação do projeto, estiveram presentes primeiras-damas e representantes dos municípios mineiros. "Nossa participação, como um Tribunal de Justiça que atua em diversas frentes para o combate à violência doméstica e familiar, assim como no apoio aos mais vulneráveis, é de extrema importância para afirmar a parceria entre instituições", disse a desembargadora Maria Luiza de Marilac.
O Servas, uma instituição que presta serviços sociais de forma autônoma, fornece auxílio às entidades socioassistenciais de todo estado há 70 anos. O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, destacou a importância da instituição para os mineiros e a certeza de que "juntos vamos ajudar muito aqueles que mais precisam em Minas Gerais".
A presidente do Servas, Christiana Noronha Renault de Almeida, destacou a relevância da família como foco principal do projeto. "Gostaria muito que cada uma das primeiras-damas dos municípios, assim como cada prefeita e vice-prefeita, me ajudasse a formar uma rede de apoio à família. Peço a vocês que me ajudem a tecer uma colcha de retalhos que aqueça o estado e ajude a família a se renovar. Nos ajude a melhorar alguns índices tristes que ainda temos em Minas Gerais, como o de violência contra a mulher", afirmou.
Combate à violência
O combate à violência contra a mulher foi um dos temas tratados durante palestra proferida pela desembargadora Kárin Emmerich, que abordou "O papel da mulher e a relevância da unidade do fortalecimento da família e no enfrentamento à violência de gênero". A desembargadora destacou a importância da família, assim como da Lei Maria da Penha. Foram tratados os ciclos e tipos de violência, sendo físico, psicológico, sexual, patrimonial e moral, além de outras formas, como política, institucional, social e espiritual.
"Ao longo desse tempo de atuação no TJMG, eu pude perceber o quanto a família, de fato, exerce o papel importante na formação e na vida de uma pessoa. E sabemos um dado importante: a mulher leva cerca de 10 anos para buscar ajuda em uma situação de violência. Então, se uma mulher nos procura por algum motivo, ela precisa ser acolhida. Esse é o grito dela pelo fim da violência. Temos que estar prontos, capacitados, treinados e envolvidos na temática para dar esse acolhimento de maneira adequada", disse a magistrada.
Presenças
Compuseram a mesa de honra a superintendente do Núcleo de Voluntariado do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargadora Maria Luiza de Marilac; a presidente do Servas, Christiana Noronha Renault de Almeida; o vice-governador do Estado, Mateus Simões; a defensora pública-geral de Minas Gerais, Raquel Gomes de Souza da Costa Dias; a deputada estadual Naiara Rocha, representando a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG); o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH) e do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva; e a vice-presidente do Servas, Dinorá Carla de Oliveira Rocha Fernandes.
Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
Fonte: Tribunal de Justiça de MG