TJMG participa do IV Simpósio Nacional em Socioeducação, em Brasília

Fev 23, 2024 - 20:40
 0
TJMG participa do IV Simpósio Nacional em Socioeducação, em Brasília
Juiz José Roberto Poiani com a assessora Ana Beatriz Magalhães (esq.) e a assistente técnica Cynthia Maria Santos Águido, que atuam no GMF do TJMG (Crédito: Divulgação


O juiz titular da Vara da Infância e Juventude da Comarca de Uberlândia e responsável pela área socioeducativa do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e das Medidas Socioeducativas (GMF) do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), José Roberto Poiani, participou, entre os dias 21/2 e 23/2, em Brasília (DF), do IV Simpósio Nacional em Socioeducação.

Not-socioeducacao.jpgO juiz José Roberto Poiani ressaltou que o simpósio favorece o compartilhamento e a promoção de saberes voltados à socioeducação (Crédito: Divulgação TJMG)

O evento, realizado na Universidade de Brasília (UnB), teve como tema "Antirracismo, Direitos Humanos e Cenários de Resistência". O objetivo era criar um ambiente científico-profissional de debate de estudos, resultados de pesquisa e experiências profissionais relacionados à socioeducação, articulando-os à política socioeducativa e às pesquisas e produções científicas, nacionais e internacionais, na área.

Também participaram do simpósio a assessora do GMF do TJMG Ana Beatriz Magalhães e a assistente técnica do Programa Fazendo Justiça do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que atua no GMF do TJMG, Cynthia Maria Santos Águido.

O juiz responsável pela área socioeducativa do GMF do TJMG, José Roberto Poiani, ressaltou que o evento, que contou com a presença de adolescentes e egressos do sistema socioeducativo nacional, serviu de espaço para o compartilhamento e a promoção de saberes voltados à socioeducação comprometida com os direitos humanos.

Not-socioeducacao1.jpg
Juiz José Roberto Poiani com a assessora Ana Beatriz Magalhães (esq.) e a assistente técnica Cynthia Maria Santos Águido, que atuam no GMF do TJMG (Crédito: Divulgação TJMG)

"Foram três dias de intensa troca de experiências das diversas áreas ligadas ao sistema socioeducativo. Enquanto coordenador do GMF na área socioeducativa em Minas Gerais, entendo que o simpósio me permite conhecer as realidades do sistema socioeducativo nacional, com suas boas práticas e desafios. Os aprendizados ajudarão o GMF no monitoramento, acompanhamento e orientação às comarcas mineiras, relativamente à execução das medidas socioeducativas de internação, semiliberdade e de meio aberto, liberdade assistida e prestação de serviços à comunidade", afirmou o magistrado.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br/
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial

Fonte: Tribunal de Justiça de MG