TJMG participa do IV Simpósio Nacional em Socioeducação, em Brasília

O juiz titular da Vara da Infância e Juventude da Comarca de Uberlândia e responsável pela área socioeducativa do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e das Medidas Socioeducativas (GMF) do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), José Roberto Poiani, participou, entre os dias 21/2 e 23/2, em Brasília (DF), do IV Simpósio Nacional em Socioeducação.
O juiz José Roberto Poiani ressaltou que o simpósio favorece o compartilhamento e a promoção de saberes voltados à socioeducação (Crédito: Divulgação TJMG)
O evento, realizado na Universidade de Brasília (UnB), teve como tema "Antirracismo, Direitos Humanos e Cenários de Resistência". O objetivo era criar um ambiente científico-profissional de debate de estudos, resultados de pesquisa e experiências profissionais relacionados à socioeducação, articulando-os à política socioeducativa e às pesquisas e produções científicas, nacionais e internacionais, na área.
Também participaram do simpósio a assessora do GMF do TJMG Ana Beatriz Magalhães e a assistente técnica do Programa Fazendo Justiça do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que atua no GMF do TJMG, Cynthia Maria Santos Águido.
O juiz responsável pela área socioeducativa do GMF do TJMG, José Roberto Poiani, ressaltou que o evento, que contou com a presença de adolescentes e egressos do sistema socioeducativo nacional, serviu de espaço para o compartilhamento e a promoção de saberes voltados à socioeducação comprometida com os direitos humanos.
"Foram três dias de intensa troca de experiências das diversas áreas ligadas ao sistema socioeducativo. Enquanto coordenador do GMF na área socioeducativa em Minas Gerais, entendo que o simpósio me permite conhecer as realidades do sistema socioeducativo nacional, com suas boas práticas e desafios. Os aprendizados ajudarão o GMF no monitoramento, acompanhamento e orientação às comarcas mineiras, relativamente à execução das medidas socioeducativas de internação, semiliberdade e de meio aberto, liberdade assistida e prestação de serviços à comunidade", afirmou o magistrado.
Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br/
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
Fonte: Tribunal de Justiça de MG