TJMG realiza entrega simbólica de presentes de Natal arrecadados durante campanha

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) recebeu nesta terça-feira (12/12) a visita do Papai Noel para a entrega simbólica dos presentes arrecadados durante a 15ª edição da campanha "Papai Noel do TJMG". Os brinquedos serão destinados às crianças assistidas por instituições de acolhimento parceiras do tribunal e para as que enviaram as cartinhas com os pedidos aos Correios.

Participaram do evento, realizado na sede do TJMG, 112 crianças das instituições agraciadas, do Coral Infantojuvenil e Orquestra Jovem do TJMG, além de desembargadores, desembargadoras, juízes, juízas, assessores, assessoras, servidores, servidoras, colaboradores e colaboradoras do tribunal e convidados que vieram prestigiar a festa e ver o Papai Noel.
Durante a campanha, foram apadrinhadas 893 cartinhas de crianças do Núcleo de Arte e Cultura (NAC), do Núcleo de Trabalho e Integração Social (Nutris), da Escola Estadual Francisco Salles - Instituto de Deficiência da Fala e Audição e do TJ Criança Abriga, além dos pedidos vindos pelos Correios. Os desejos foram atendidos por pessoas que atuam em todas as unidades do TJMG.
Para o 1º vice-presidente do TJMG, desembargador Alberto Vilas Boas, esse é um evento muito simbólico para as crianças que são beneficiadas e também para o tribunal mineiro, que se engajou de forma articulada com outras instituições. "Esse é um momento importante em que o tribunal se aproxima um pouco mais da coletividade, dessas instituições beneficentes que são parceiras nesse projeto e que, com apoio dos servidores do tribunal, consegue obter um auxílio importante para as crianças e gerar essa simbologia própria do Natal, da solidariedade, da fraternidade. Da empatia que a gente deve ter pelo próximo", disse.
Ele leu o discurso do presidente do TJMG que destacou a importância e beleza dessa iniciativa. "Quando adentram esse espaço solene do Judiciário mineiro para a entrega simbólica dos presentes da campanha, os pequenos e as pequenas fazem percorrer, por este ambiente de trabalho, um sopro de alegria e de leveza — o vento que sopra da nossa infância. Essa imensa árvore de Natal, os embrulhos de presente coloridos e a chegada do Papai Noel completam o clima de encantamento".
O 1º vice-presidente desejou a todos um ótimo Natal. "Em nome do Judiciário mineiro, o meu muito obrigado a todos e a todas que abraçaram essa iniciativa e apadrinharam cartinhas. Alimentados pelo forte sentimento de esperança que costuma embalar a humanidade a cada virada de ano, que possamos abraçar com coragem e entusiasmo 2024. De nossa parte, seguiremos incansáveis na construção de um Judiciário cada dia melhor".
A desembargadora Maria Luíza de Marilac Alvarenga Araújo participa desta entrega simbólica desde 2016 e afirma que em todas as vezes se emocionou muito com a alegria e sorriso das crianças. "A campanha Papai Noel TJMG já está no calendário social do Tribunal há anos e, enquanto superintendente, sempre me emociono porque acho que é uma ação muito bonita. Para uma criança, o brinquedo, além de uma fonte de alegria e acolhimento, é um instrumento de aprendizagem, de desenvolvimento e autoestima. O ato de brincar estimula o desenvolvimento cognitivo e motor, fortalece os vínculos afetivos e promove a socialização das crianças, deixando marcas que serão levadas para a vida toda. Podemos dizer que brincar é aprender a vida com alegria, então que essas crianças possam continuar aprendendo com alegria e com presente nas mãos a cada Natal, e que ano a ano celebremos esta época com amor, fraternidade, solidariedade e empatia".
Uma história que nasceu em Minas Gerais
Em seu discurso, o coordenador regional de Operações dos Correios, Neimar de Paula Ribeiro, contou que a iniciativa da campanha Papai Noel dos Correios nasceu há 30 anos em Minas Gerais, com um grupo de carteiros com muito espírito natalino. "Hoje, os Correios de Minas compartilham a alegria da campanha Papai Noel dos Correios com o TJMG. Essa iniciativa nasceu em berço mineiro até se estender por todo o país. Neste período, muitas histórias comoventes, felizes, muitas entregas fizeram com que nós reafirmássemos o quanto somos do tamanho do Brasil e o quanto podemos fazer pelas pessoas. Encontrar parceiros como o TJMG, que se empenham com tantas contribuições a esse projeto, reforça o propósito do bem-estar coletivo e a responsabilidade", afirmou.
O evento incluiu a entrega simbólica de presentes aos representantes das instituições, apresentações culturais das crianças do NAC e do Nutris, exibição de vídeo institucional e apresentação do coral e da orquestra. O ponto alto foi a chegada do Papai Noel, que encantou o público ansioso e entregou presentes a todas as crianças. O Papai Noel do TJMG é realizado pela Diretoria Executiva de Comunicação (Dircom), por meio da Coordenação de Relações Públicas, e em parceria com o Núcleo de Voluntariado.
Também estiveram presentes no evento, além do desembargador Alberto Vilas Boas, a superintendente do Núcleo de Voluntariado (NV-TJMG), desembargadora Maria Luíza de Marilac Alvarenga Araújo; a presidente do Núcleo de Arte e Cultura (NAC) e do Núcleo de Trabalho e Integração Social (Nutris), juíza Marli Maria Braga Andrade; a presidente do TJ Criança Abriga, Vânia Cláudia Ferreira de Rezende; e o coordenador regional de Operações dos Correios, Neimar de Paula Ribeiro. O desembargador Armando Freire e sua família também prestigiaram o evento.
Veja o álbum de fotos da entrega simbólica dos presentes e chegada do Papai Noel do TJMG.
Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br/
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
Fonte: Tribunal de Justiça de MG