TJMG realiza primeira aula do curso "Management 3.0 - Práticas de Gestão e Liderança"

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), por meio da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef) e iniciativa do Centro de Desenvolvimento e Acompanhamento de Projetos (Ceproj), realizou nesta segunda-feira (4/3) a primeira aula para a Turma 1 do curso "Management 3.0 – Práticas de Gestão e Liderança". Voltada para gestoras e gestores do Tribunal, a formação tem o objetivo de estimular um ambiente de trabalho mais criativo, colaborativo e eficaz. Nessa abertura, participaram cerca de 30 pessoas.
O professor responsável é o consultor líder na Arkhi Business Agility, Marco Aurélio Mendes, com 27 anos de experiência em Tecnologia da Informação em diversas empresas no Brasil e exterior, nas funções de liderança técnica de projetos, arquitetura corporativa e consultoria em métodos diversos.
A diretora executiva de Desenvolvimento de Pessoas (Dirdep) do TJMG, Ana Paula Prosdocimi, fez a abertura oficial da primeira aula e ressaltou a importância da realização de atividades educacionais com conteúdos cada vez mais inovadores, com escolha de temas modernos e à frente das necessidades do tribunal. "Este é mais um curso em que contamos com a presença do professor Marco, que sempre nos traz aulas interessantes e relevantes. O trabalho do dia a dia é árduo e o caminho é sempre buscar melhores práticas de gestão", disse a diretora.
O curso está dividido em seis aulas síncronas a distância nos dias 4, 6, 11, 13, 18 e 19 de março, das 8h às 12h. O conteúdo inclui introdução ao conceito de Management 3.0 e seus princípios fundamentais; práticas de gestão e liderança para ambientes criativos e inovadores; estratégias para melhorar a colaboração e comunicação entre equipes; ferramentas e técnicas para promover a adaptabilidade e a inovação e estudos de caso e aplicação prática dos conceitos aprendidos.
Management 3.0
O professor Marco Aurélio Mendes introduziu aos alunos o conceito do modelo da gestão 3.0, que traz seis visões baseadas no pensamento sistêmico: alinhar restrições (pois boas políticas criam segurança psicológica), melhorar estrutura, desenvolver competências, melhorar tudo, energizar pessoas e empoderar times.
"O foco é praticar as ideias ligadas ao modelo de gestão 3.0, que complementa a gestão tradicional e que vai trazer formas diferentes de enxergar como liderar times, como operar em ambientes complexos e como energizar pessoas de diferentes gerações", disse o consultor.
O conteúdo foi disponibilizado de forma bastante interativa e o professor estimulou os alunos a convidarem seus times a ajudarem a melhorar os processos e sistemas de trabalho no dia a dia. Foram realizadas dinâmicas em grupo para melhor assimilação do conteúdo. "Vamos trazer, ao longo do curso, jogos e práticas para o desenvolvimento contínuo de competências dos indivíduos e das equipes como um todo", afirmou o professor.
Marco Aurélio Mendes ressaltou que a maioria dos trabalhadores criativos não percebe que eles também são responsáveis por assuntos de gestão, e ela é importante demais para ficar somente com os gerentes. "Existem técnicas e práticas para delegar atividades e/ou tarefas. Uma das mais importantes atividades dos gerentes é cultivar e nutrir todo o sistema e criar um ambiente correto para que tudo corra da melhor forma possível. A gestão 3.0 é um modo de pensar, combinado com jogos, ferramentas e práticas em constante evolução, para ajudar qualquer profissional a gerenciar a organização. É uma maneira de observar os sistemas e geri-los", enfatizou.
Entre os participantes estavam o juiz auxiliar da Presidência Rodrigo Martins Faria; o secretário de Governança e Gestão Estratégica (Segove) do TJMG, Guilherme Augusto Mendes do Valle; o gestor do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Gutenberg José Leite Junqueira; e o assessor especial da Presidência, Renato Cardoso Soares.
Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br/
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
Fonte: Tribunal de Justiça de MG