TJMG realiza primeira edição da Feira Cidadania Solidária em 2024

Mar 11, 2024 - 19:41
 0
TJMG realiza primeira edição da Feira Cidadania Solidária em 2024
Esta foi a primeira edição da Feira Cidadania Solidária em 2024 (Crédito: Cecília Pederzoli/TJMG)


O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) realizou nesta segunda-feira (11/3) a primeira edição do ano da Feira Cidadania Solidária. O evento contou com a participação de 38 artesãs, artesãos, empreendedoras e empreendedores atendidos pelo Programa Espaço Cidadania (PEC) e pelo Centro Público de Economia Solidária, projetos sociais da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) que têm a Corte mineira como parceira.

Not-Feirinha.jpg
Esta foi a primeira edição da Feira Cidadania Solidária em 2024 (Crédito: Cecília Pederzoli/TJMG)

Esta edição trouxe variados produtos artesanais como roupas, lingerie feminina, bordados, bolsas, bijuterias, doces, biscoitos, sapatos, produtos de higiene pessoal, panos de prato, toalhas, objetos de decoração e, em especial, chocolates, ovos e enfeites de Páscoa.

A expositora Raquel Pratti trouxe cones trufados, bolos no pote, pequenos ovos de Páscoa, doces recheados com ganache de pistache, brigadeiro e chocolate crocante. "Tudo é feito com muito carinho para a feira aqui do TJ e as vendas são sempre boas".

Not-feirinha-Pascoa.jpg
Raquel Pratti, Cristiano e Ana Maria de Noronha e Angélica Albino trouxeram muitos chocolates e ovos de Páscoa nesta edição (Crédito: Cecília Pederzoli/TJMG)

Os irmãos Ana Maria e Cristiano de Noronha trabalham com balinhas de brigadeiro gourmet, palha italiana, pão de mel, amor em pedaços e trouxeram também ovos com confeitos.

A Feira Cidadania Solidária acontece ainda nesta semana na quarta-feira (13/3), das 9h às 16h, no Anexo 1 do TJMG, na Rua Goiás, 229, no Centro de BH, e na quinta-feira (14/3), no mesmo horário, na unidade do Tribunal na Avenida Raja Gabaglia, 1.753, bairro Luxemburgo.

A primeira vez que o TJMG recebeu a Feira Cidadania Solidária foi em outubro de 2018, durante a Semana do Servidor. Dali surgiu a ideia de ampliar a iniciativa e criar um convênio, que foi firmado entre o TJMG e a PBH em maio de 2019.

Not-Feirinha-ovo.jpg
Um dos sucessos de venda da edição da feirinha foi o "ovo frito" de chocolate (Crédito: Cecília Pederzoli/TJMG)

Economia Solidária e Espaço de Cidadania

O Programa Espaço de Cidadania (PEC) promove a inclusão social e produtiva, através da realização de feiras de artesanato e de ações formativas, com públicos vulnerabilizados (mulheres, população LGBT, pessoas idosas, pessoas com deficiência, juventude e público de promoção de igualdade racial). Os artesãos e artesãs participantes são acompanhados para aperfeiçoamento profissional, fortalecimento da autoestima, promoção da cidadania, inclusão social, econômica e produtiva, visando a superação da situação de violência e de vulnerabilidade.

O Centro Público de Economia Solidária é uma iniciativa da PBH que incentiva a economia com a geração de trabalho e renda atrelada à inclusão social. Os participantes são orientados por princípios de reciprocidade e coletividade, da valorização dos produtos locais, do preço justo e da sustentabilidade, resguardando o respeito às relações de gênero, raça, etnia, religião, crença e preservação e cuidado com o meio ambiente.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920

imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial

Fonte: Tribunal de Justiça de MG