Treze escolas arcoenses vão participar da Olimpíada Brasileira de Matemática

Ago 28, 2023 - 14:25
Ago 31, 2023 - 17:01
 0
Treze escolas arcoenses vão participar  da Olimpíada Brasileira de Matemática
Alunos da E. E. Yolanda Jovino Vaz durante aula de matemática


As inscrições para a 10ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) - 2014 encerraram-se na última sexta-feira (21). Treze escolas da rede pública de ensino em Arcos formalizaram inscrições. Todas as escolas públicas do país (municipais, estaduais e federais), com alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio, podiam participar. A prova da 1ª fase será realizada no dia 27 de maio. 

Segundo informações obtidas no website da OBMEP, os alunos que participam da Olimpíada são divididos em três níveis: alunos do 6º e 7º anos do Ensino Fundamental fazem a prova do nível 1; já os alunos do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental fazem a prova do nível 2; e os alunos do 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio fazem a prova do nível 3. A OBMEP é realizada em duas fases: na 1ª fase, todos os alunos do 6º ano do ensino fundamental até o 3º ano do ensino médio das escolas públicas brasileiras são incentivados a participar. A prova é composta de 20 questões de múltipla escolha e é realizada nas próprias escolas. Cabe a cada escola participante fazer a correção das provas com base em um gabarito enviado pela coordenação da OBMEP e selecionar cerca de 5% dos alunos com melhor pontuação. Assim, os 5% dos alunos de cada escola com melhor desempenho na 1ª fase se classificam para a 2ª fase. Nessa fase, que define os medalhistas e ganhadores de menções honrosas, os alunos fazem uma prova com seis questões dissertativas, onde devem expor os cálculos e raciocínio utilizados. 

A prova da 2ª fase, ainda segundo o website da OBMEP, acontece em cerca de nove mil centros de aplicação espalhados pelo país. Além dos alunos, também são premiados pela Olimpíada professores, escolas e secretarias de educação de municípios que se destacam em virtude do desempenho dos alunos. 


Em Arcos

De acordo com release da Assessoria de Comunicação do Governo Municipal, a Prefeitura de Arcos, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou no dia 13 de fevereiro a premiação dos alunos que participaram das Olimpíadas Brasileiras de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) nos anos de 2011 e 2012. Os alunos Alexia Íris de Almeida e Carlos Eduardo Duarte dos Santos, da escola Dorvina Teixeira Arantes; Breno Augusto Ferreira Couto, da escola Santo Antônio; e Vinícius de Sousa Fernandes, da escola Julieta Ribeiro da Fonseca, receberam seus certificados e um notebook como premiação.

Segundo a diretora da escola municipal Dorvina Teixeira Arantes, Gislene Borges Leão Albino, foram 81 alunos inscritos nessa unidade de ensino para a OBMEP 2014. A escola está inscrita somente no nível 2, que compreende os alunos do 8° e 9° ano.

 Para a diretora, a participação em eventos como esse “promove o crescimento social e intelectual do aluno em todo o processo de ensino; desperta ainda mais o interesse pela disciplina; possibilita a troca de ideias num trabalho cooperativo e desenvolve a capacidade de se expressar matematicamente, fazendo com que encontre procedimentos inesperados e surpreendentes. Neste contexto, ainda, possibilita a revelação de grandes talentos”, conclui.

Matéria publicada no jornal CCO, edição de 30 de março de 2014